quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

thunderbolt para tablets e smartphones

Dadi Perlmutter, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Arquitetura da Intel, declarou a IDG News Service durante uma entrevista na Computex Taipei 2013 que a empresa está trabalhando em uma versão de baixo consumo de energia da interface Thunderbolt para tablets e smartphones. Se ele realmente chegará em dispositivos móveis vai depender de quão bem WiGig será adotado pelos consumidores.
“Os usuários querem Thunderbolt ou querem WiGig? Eles podem querer tanto um quanto outro. Estamos trabalhando em ambos”, disse Perlmutter.
A Intel está realmente apoiando WiGig, uma especificação liderada pela Aliança Gigabit Wireless que está focado na transmissão de dados em distâncias curtas (como um quarto). É possível transferir dados sem fio a uma taxa de até 7 Gbps,bem mais rápido que uma conexão sem fio padrão, utilizando o espectro de 60 GHz. Dispositivos que suportam a WiGig estão programados para chegar no próximo ano, e a Aliança Wi-Fi está cotada para, eventualmente, tomar as rédeas do desenvolvimento WiGig.














Atualmente smartphones e tablets suportam somente micro portas USB que se conectam a periféricos.A USB 3.0 só agora está começando a se ampliar, com o Asus Transformer Pad Infinity revelado na Computex como um dos primeiros na area móvel a fornecer uma porta 3.0 Full SuperSpeed.
A adoção do Thunderbolt em desktops e laptops tem sido supostamente lenta devido à popularidade do mais lento USB 3.0. Cabos Thunderbolt e periféricos não têm ajudado na nova taxa de tranferência  adotada, como eles são mais caros em comparação com dispositivos e cabos USB 3.0. No entanto Intel já teria dobrado a velocidade da conexão Thunderbolt a 20 Gbps, graças ao lançamento de cabos ópticos.
Em defesa de Thunderbolt, a tecnologia realmente não havia ainda começado a surgir em desktops não-Apple, até maio de 2012. Ela é um empreendimento conjunto entre a Intel e Apple, e fez sua primeira aparição no MacBook Pro em 2011. Ele usa o mesmo conector, Mini DisplayPort, e combina PCI Express (PCIe) e DisplayPort (DP), em um sinal de série ao lado de uma conexão DC para energia elétrica, que é transmitida através de um único cabo.
Thunderbolt é capaz de até 10 Gbps por canal em ambas as direções, e até sete periféricos compatíveis podem ser interligados através de um conector Thunderbolt.A Intel afirma que os usuários podem transferir um filme em HD completo em menos de 30 segundos, e backup de 1 ano de reprodução de MP3 contínua em pouco mais de 10 minutos.
“Veremos qual irá sair ganhando”, diz Perlmutter.
                                                                                                   
Fontes e tradução livre de IDG News Service, Computex Taipei , Tomshardware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário